Kântele em Belo Horizonte e São Paulo

Aula de Kântele

Aula de Kântele

O Kântele é ensinado no Cântaro – Centro de Desenvolvimento Musical que fica no Bairro Santo Antônio, BH. Com histórias e imagens, os professores criam momentos para o “ouvir”, para cantar e aprende-se a manusear o Kântele, a tocar canções simples e a criar pequeninas frases e falas musicais.

O Kântele também ajuda muito a educação da criança, no sentido de serem capazes de “ouvir” e silenciar.

Assim, o trabalho musical pode preparar a criança para a vida escolar, para que ela seja capaz de se aquietar, ouvir e receber o conteúdo. Favorece a absorção de conhecimentos, amplia o desenvolvimento intelectual e cognitivo. O Kântele é indicado especialmente para crianças de 0 a 8 anos. Depois dessa idade é indicado o uso da Lira que possui uma escala completa como a do piano e a alimentação musical da criança é ampliada.

É extremamente benéfico nos dias de hoje que a mãe ou a professora de jardim, ao contar histórias ou ao colocar a criança para dormir toque sempre para ela, acalmando-a e preparando-a para a entrada no sono.

Em torno dos 5 a 6 anos, a própria criança já pode manusear o kântele. Pois este não é um brinquedo (é preciso reverenciar e amar o instrumento) e sua motricidade fina estará mais madura para começar a tanger as cordas.

No Cântaro o trabalho musical com a criança começa a partir do corpo todo, cantando e saltando, girando na roda para depois chegar ao kântele pois a criança é toda ela movimento. Assim a atividade musical reforça o desenvolvimento da coordenação motora, contrastando com a criança que fica muito tempo em frente da tvs, nos jogos eletrônicos, celulares, etc.

Nas aulas também aparecem muitas visitas como uma lira, outro dia um címbalo, no outro um triângulo, etc. que vão ampliando a vivência e a percepção sonora da criança. Há muitos tipos de brincadeiras, de esconde-esconde, de adivinhação e lindas histórias que nos ajudam a criar momentos maravilhosamente belos de silêncio ou de sonoridades delicadas.

Aprenda a tocar Kântele

Aprenda a tocar Kântele

 

Indicações pedagógicas e terapêuticas gerais:

Harmoniza quem o ouve, ajuda a acompanhar o canto, cria ambiente para contar histórias, propiciam uma entrada tranquila no sono, além de ajudar na concentração e quietude tão essências hoje em dia.

A abordagem terapêutica geralmente na nossa cultura está ligada a tratamentos e pouco a cuidados e prevenção pois na maioria das vezes a população desconhece a influência negativa de muitas músicas e sons de ambientes.

 

CD Cantarolã

CD Cantarolã 1

Adquira o CD Cantarolã 1 com músicas tocadas no Kântele para o dia a dia da criança pequena, para as festas anuais, acordar, adormecer, lanchar e brincar.

Veja mais em www.cantaro.com.br

No Brasil o Kântele é vendido pela; www.pulsandosom.com.br

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.